Top

Como a devolução de impostos pode ajudar a reduzir a desigualdade no Brasil? Impactos econômicos e sociais do IBS-Personalizado

Como a devolução de impostos pode ajudar a reduzir a desigualdade no Brasil? Impactos econômicos e sociais do IBS-Personalizado

Quando se trata da reforma tributária do consumo não existe oposição entre ganhos de eficiência e equidade. Com o IBS-P, o país ganha em termos de crescimento ao mesmo tempo que há redução de desigualdades.

Como a devolução dos impostos pode ajudar a reduzir a desigualdade no Brasil

O Movimento Pra Ser Justo divulga dados inéditos sobre o impacto da devolução de tributos sobre o consumo para brasileiros e brasileiras de menor renda que pode impactar 72,4 milhões de pessoas, segundo estudo elaborado pelos economistas Débora Freire e Edson Domingues (UFMG).

Objetivo

Buscamos mostrar que a reforma tributária do consumo tem potencial para diminuir a desigualdade do Brasil. Com a devolução do imposto para pessoas de menor renda, a reforma passa também a ser mais neutra e com o mínimo de isenções e benefícios, potencializando a eficiência econômica do país.

Para definir as premissas deste estudo, partimos da proposta do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e do modelo econométrico desenvolvido por Débora Freire e Edson Domingues.

Este é um relatório parcial de um estudo completo em produção, que irá analisar outros dois modelos de devolução e detalhar a metodologia utilizada.

Se você acredita que o sistema tributário brasileiro pode ser mais justo para as pessoas, as empresas e o país, junte-se a nós! Siga o Pra Ser Justo nas redes sociais (Twitter, Linkedin e Facebook) e compartilhe os nossos conteúdos!

Compartilhe