Simplificação
 e transparência - Pra Ser Justo
Top

Pilar

Simplificação
e transparência

O sistema tributário brasileiro está na contramão do resto do mundo. Enquanto em 168 países bens e serviços são tributados por um único imposto, aqui usamos cinco tributos diferentes, sujeitos a milhares de diferentes legislações e regulamentações. Também somos o pior país do mundo quando o assunto é tempo gasto pelas empresas para o pagamento de impostos. Para completar, falta transparência junto ao contribuinte que, na maioria das vezes, desconhece quanto deixa nos cofres do fisco. Um novo sistema que unifique os tributos, administrado de forma coordenada e com o mínimo de exceções e diferenciações, e simplifique a arrecadação ajudará o crescimento e promoverá maior cidadania tributária. Com a reforma tributária e um sistema transparente, será possível saber o quanto pagamos, por que pagamos e para quem pagamos.

Compartilhe

+ pilares

Combate às desigualdades

A reforma tributária será eficiente para combater desigualdades. Pra Ser Justo, o sistema precisa atenuar a péssima distribuição de renda e, ao mesmo tempo, ajudar a equilibrar a divisão das receitas entre as regiões do país, impulsionando o desenvolvimento dos estados mais pobres.

Geração de empregos
e empreendedorismo

Pra Ser Justo, o sistema tributário precisa facilitar a vida dos empreendedores e dinamizar a economia brasileira. As propostas de reforma tributária em debate no Congresso têm potencial para ajudar a retomada do crescimento e a geração de empregos. É o que o Brasil precisa.

Crescimento econômico
e competividade

O Brasil precisa de reformas estruturais para retomar o caminho do desenvolvimento. Com a reforma tributária que queremos, as empresas terão um ambiente melhor para produzir com menos custos e quem trabalha terá mais oportunidades. É Pra Ser Justo!

Simplificação
e Transparência

Em 168 países, bens e serviços são tributados por um imposto único. No Brasil, são cinco tributos e milhares de legislações e regulamentações. Para piorar, não sabemos exatamente quanto pagamos em impostos. Pra Ser Justo, é hora de simplificar e ser transparente.

Tributos como instrumento
de cidadania

Tributos proporcionam direitos. São, assim, instrumentos de exercício da cidadania. Pra Ser Justo, o novo sistema deve permitir que o contribuinte cobre do Estado o que ele lhe deve em troca do que recolhe aos fiscos. É a chave para melhores serviços.

Conheça e apoie
o movimento

Pra Ser Justo é um movimento de entidades e organizações da sociedade civil empenhadas na aprovação da reforma tributária. Reunimos parceiros, instituições, empresários, especialistas e gente comum que quer contribuir para um novo sistema mais justo e mais simples.

Conheça nosso movimento pela reforma tributária